Nosso setor ficou obcecado com a IA nos últimos meses, desde que a OpenAI lançou o ChatGPT. Usando a interface de conversação simples do ChatGPT, milhões de pessoas fizeram experiências com IA generativa para criar conteúdo e obter respostas.
Na semana passada, no conferência anual de I/O, o Google revelou sua visão para a IA prática, juntamente com novos modelos de linguagem grandes (LLMs) e APIs do Google Cloud. Embora não seja uma surpresa para os especialistas do setor, o Google seguiu a Microsoft ao fornecer uma imagem clara de como usaremos a IA generativa no futuro. E hoje.
A grande história: Em vez de usar uma nova geração de aplicativos de IA e chatbots, encontraremos experiências de IA generativa dentro dos aplicativos que já usamos e adoramos. Em todos os lugares.
Na I/O, os líderes do Google demonstraram um gerador de texto de IA em Gmail. Um botão “Ajude-me a escrever” no Google Docs. Uma “visão imersiva” em Google Maps. Um “Editor Mágico” em Google Fotos. E a IA incorporada ao Pesquisa no Google que resume as respostas às perguntas em vez de listar uma série de links.
Isso seguiu as recentes notícias da Microsoft sobre IA – que a gigante do software adicionou a tecnologia OpenAI aos serviços da Web do Azure e está integrando o ChatGPT e a IA generativa em vários produtos principais, incluindo Word, Excel, Bing, Edgee Outlook.
Eventualmente, os usuários casuais talvez nem percebam a IA – ela será tão transparente quanto qualquer outra tecnologia que usamos e não nos importamos em entender. Ela simplesmente fará seu trabalho nos bastidores, habilitando silenciosamente os recursos e as funcionalidades que amamos.
Em outras palavras:
- A IA não é um aplicativo ou um produto. E nem mesmo é um recurso. É uma tecnologia.
- Nossas futuras experiências de IA generativa normalmente não começarão em chat.openai.com, bard.google.com ou bing.microsoft.com.
- A maioria dos aplicativos que usamos ou dos sites que visitamos terá a geração de conteúdo com tecnologia de IA incorporada a eles.
- Assim como o “Intel Inside” para hardware, a IA será incorporada em muitos pacotes de software.
- A maioria das pessoas acabará parando de pensar e falar sobre IA generativa. Assim como pouquíssimas pessoas sabem sobre a tecnologia dentro dos produtos que usam.
Então, o que esse “AI Inside” (IA interna) O que a visão de IA significa para desenvolvedores de aplicativos como a ArcTouch? E para as marcas e empresas com as quais fazemos parceria para criar experiências adoráveis em nome de seus clientes?
“A IA não é apenas um poderoso facilitador, é também uma grande mudança de plataforma. Todas as empresas e organizações estão pensando em como impulsionar a transformação. É por isso que estamos focados em tornar fácil e escalável para que outros inovem com IA.” – Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet
O Google e a Microsoft estão motivados a tornar seus produtos e serviços melhores e mais inteligentes, adicionando suas tecnologias de IA a cada um deles. No entanto, elas também estão oferecendo APIs de desenvolvedores externos para adicionar IA a produtos digitais novos ou existentes. Os criadores de produtos digitais não precisam criar sua própria IA porque podem licenciá-la e adicioná-la a seus pacotes de software, assim como fazem com muitos componentes de software.
Isso já estimulou os líderes do setor a criar experiências com IA. Alguns exemplos:
- O Snapchat tem um gerador de texto integrado que pode escrever poemas ou qualquer estilo de texto mediante solicitação.
- A Quizlet criou um tutor alimentado por IA em sua plataforma de aprendizado usada por milhões de estudantes
- A Instacart oferece um chatbot de aconselhamento para dar às pessoas ideias para o planejamento de refeições.
- O Speak oferece um companheiro de fala com tecnologia de IA para dar feedback aos alunos de idiomas.
Os desenvolvedores da ArcTouch já estão fazendo experimentos com GPT e IA generativa para injetar novos recursos alimentados por IA nos aplicativos e sites de nossos clientes. Compartilharemos mais sobre esse trabalho inicial em uma futura postagem no blog. E estamos ansiosos para testar as mais recentes tecnologias de IA anunciadas no Google I/O.
Porque a futuro da IA não é apenas o futuro. De muitas maneiras, ela já está pronta. Pronto para que os criadores integrem a tecnologia em aplicativos e sites existentes. E, como criadores de aplicativos, a ArcTouch não poderia estar mais animada com a criação de uma nova geração de experiências habilitadas para IA.
A ArcTouch vem criando aplicativos e produtos digitais adoráveis para uma ampla variedade de plataformas há mais de 15 anos. Deseja conversar sobre sua estratégia de IA? Entre em contato conosco para uma consulta gratuita.